quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O turista americano


Por Mário Martins
[Técnico de Turismo - Tavira]

O Algarve é, como se sabe, um destino turístico muito diversificado, tão diversificado quanto o são os turistas que o procuram. Quem trabalha num posto de turismo tem que estar preparado para essa diversidade, conhecer bem a região que promove e possuir preparação psicológica suficiente para ajudar a resolver os problemas mais inimagináveis que possam surgir. É que, para além de bem informar, também é preciso bem atender a qualquer reclamação que possa ser apresentada, por mais estranha que à partida possa parecer.

Pois bem, um belo dia no Posto de Turismo de Tavira, entra um turista americano que, muito aborrecido, se queixava, num tom alto e irritado, que as máquinas de multibanco de Tavira não funcionavam: "As caixas ATM desta cidade não funcionam. Vou ter que me ir embora daqui e procurar outro local para poder levantar dinheiro!”

Tentámos perceber qual era o problema. Para isso, fomos seguindo passo a passo cada operação que o turista americano levava a cabo após introduzir o seu cartão na caixa multibanco.

Depressa descobrimos onde residia o problema...
É que quando se chegava à opção “escolher idioma”, surgiam as bandeiras dos países para simbolizar a respectiva língua. E, pasme-se… só lá estava a bandeira inglesa e nada de bandeira americana. Percebe-se assim o desespero do nosso amigo por não encontrar a opção, para ele, mais adequada.
Cabecinha pensadora…


Tavira

Sem comentários:

Enviar um comentário