segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ai, a geografia


Por Filomena Serol
[Técnica de turismo - Armação de Pêra]

Em Portugal, lamentamo-nos muitas vezes quando os norte-americanos confundem o nosso país com uma província de Espanha. Esta falta de conhecimentos geográficos cai-nos mal… Mas quem diz norte-americanos, diz também canadianos – nacionalidade da protagonista da historieta que agora vos conto.

Há uns tempos atrás, uma senhora canadiana (cá está ela) dos seus 70 anos resolveu passar férias em Armação de Pêra. E quase todos os dias rumava em procissão até ao Posto de Turismo para levar uma planta de localidade, uma sugestão de passeio, uma informação sobre os transportes ou qualquer outra coisa que lhe surgisse na ideia.

Ora numa dessas visitas irrompeu posto adentro de braço dado com uma amiga dizendo que queria muito visitar Sintra.

"Sintra?! Sintra fica ao pé de Lisboa… "– respondi eu. E ela insistiu:

"Sim… E então… Lisboa não é a capital de Espanha?"

Expliquei-lhe que Lisboa era capital, sim, mas de Portugal, país em que ela se encontrava. A senhora ficou franzida e fitou-me duvidosa pela informação que eu acabara de lhe dar. Mas em todo o caso – e entre fintas e «ais» na geografia – ela sabia pelo menos o nome da nossa capital… espanhola. Sempre fica 1 a 1 no marcador…


Praia de Armação de Pêra

1 comentário:

  1. Podemos dizer que afinal somos mais cultos e mais conhecedores de Geografia do que os tão avançados Canadianos, cujo nível de vida pode ser elevado, mas cujos conhecimentos geográficos se revelam um bocado fracos...

    ResponderEliminar