sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os cavalos-marinhos da Ria Formosa


Por Fátima Catarina
[Adjunta do Gabinete da Direcção do Turismo do Algarve]

Os cavalos-marinhos estiveram sempre presentes nos meus sonhos de infância, exercendo sobre mim uma grande curiosidade e atracção. A sua beleza fazia-me sonhar e imaginar histórias lindas…

Os cavalos-marinhos são de facto uns animais fantásticos! Mudam de cor e movimentam os olhos independentemente um do outro. Reproduzem-se na primavera através de ovos postos pela fêmea, os quais são fertilizados pelo macho que os guarda, durante cerca de dois meses, numa bolsa que tem na base da sua cauda. Para expelir os filhos dessa bolsa, o macho efectua enérgicos movimentos. Os recém-nascidos são minúsculos e transparentes…

Fiquei encantada quando soube que a Ria Formosa já albergou uma das maiores comunidades de cavalos-marinhos do mundo! Apesar dessa população ter diminuído, há indícios de que está, de novo em crescimento.

Devemos ter orgulho do nosso mar do Algarve alimentar tão lindas criaturas… Por isso, temos o dever de as proteger!

É lindo o nosso Algarve… até no seu fundo marinho!

Cavalo-marinho - Ria Formosa
[Créditos fotográficos: Miguel Correia – CCMAR/Project Seahorse ]

3 comentários:

  1. parabéns fatima, pelo vosso trabalho em prol do nosso algarve e escreve mais umas coisas, tu que conheces tao bem o barrocal e sua tradições, bj

    ResponderEliminar
  2. Parabens Fátima por esta iniciativa. Existem inúmeras fotografias antigas que muitos poderiam colocar no blog é só uma questão de divulgação. Eu por mim vou enviar para a minha mailing list.
    Um abraço com muito apreço

    MHBaptista

    ResponderEliminar
  3. Parabens!

    Por todo este trabalho de divulgação de uma Região que considero a ser a mais bonita de Portugal

    Jean-Fraçois Escriva
    Karting de Almancil

    ResponderEliminar