quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Surf na Praia de Faro

Por Luis Nadkarni
[Monitor de desporto - Faro]

No ano de 1984 o meu amigo António Gago -"Tó Zé"- convidou-me para colaborar na organização de um Campeonato de Surf na Praia de Faro. Como desde sempre considerei o Surf um desporto de virtudes, aceitei e decidi levar a cabo a organização deste evento dando o melhor de mim mesmo.

Tive vários encontros com o Tó Zé e resolvi, com a sua colaboração, compor uma música que seria o cartaz de apresentação deste Campeonato. Assim nasceu o tema "Surfaro", que se tornou bastante conhecido.

Contactei a Câmara de Faro, conseguindo que as instalações da sua antiga Colónia de Férias, na zona nascente da Praia de Faro, fossem disponibilizadas para alojamento dos surfistas que participavam nesta prova a nível nacional.

Tudo correu pelo melhor e durante os dois dias de Campeonato e até as condições de mar e meteorológicas ajudaram, tendo entrado um "mar de fora" que proporcionou momentos de excelente surf.
A componente social foi de extrema importância para o sucesso desta organização, tendo o "quartel-general" sido montado no Restaurante "Zé Maria" na Praia de Faro, realizando-se festas de confraternização na antiga discoteca "Desvio" e entrega de prémios na "Barracuda".

Este evento atraiu a Faro surfistas de renome nacional e internacional como Ratinho, Dapim, Nuno Jonet, entre outros. O melhor surfista algarvio nesta prova foi o atleta farense Rebocho que teve uma excelente prestação.

Viveram-se neste Campeonato momentos de grande satisfação, ficando o evento na memória de todos aqueles que, na altura, e actualmente têm o Surf como desporto de eleição.

Sem comentários:

Enviar um comentário