terça-feira, 22 de março de 2011

Cozinha de batata com feijão verde

A nossa amiga Eduarda Madeira transporta-nos hoje, com esta receita bem tradicional, para um tempo já distante mas que continua vivo nas nossas memórias e em muitas cozinhas algarvias.


Conheço este prato desde pequenina, quando, nos anos 50, o comia na casa da minha avó Maria da Conceição, mais conhecida por Sra. Marquinhas. Ela era de Olhão mas fazia esta “Cozinha de batata com feijão verde” por influência do meu avô Francisco, que era de São Bartolomeu de Messines e, na verdade, penso que se trata de um prato tradicional do interior algarvio, tanto do Barrocal como da Serra.
Foi, pois, com a minha avó Marquinhas, que aprendi a fazer esta comida simples mas saborosa. Agora pensei em fazê-la para os “Sabores do Algarve”.

Comecei por preparar um refogado com azeite, tomate, cebola e alho. Juntei-lhe umas talhadinhas de linguiça e de toucinho salgado, daquele mesmo caseiro. Depois acrescentei o feijão verde, cortado aos bocados. Adicionei um pouco de água, que deve ser a suficiente para que no final haja caldo na panela, e deixei cozer por alguns minutos antes de acrescentar as batatas cortadas às rodelas. Quase no fim da cozedura juntei os ovos para escalfarem. Usei um ovo por cada um dos comensais que haviam de saborear a especialidade.


Por fim, servi esta cozinha de batata com feijão verde bem quente, sobre umas fatias finas de pão caseiro. Lembro-me que a minha avó me mandava comprar um pão de 17, que era um pão de meio quilo que custava nessa época 17 tostões. Hoje a moeda é outra, mas mesmo assim, este ainda é um prato saboroso, saudável e económico.
Ora experimentem lá.





Por Eduarda Madeira

3 comentários:

  1. Comprovo que este prato é delicioso pois fui o primeiro a prová-lo e a confirmar a excelência do sabor e a "mão" da chefe-de-cozinha...
    Aníbal Madeira

    ResponderEliminar
  2. Tambem o comi em pequena e continuo a comê-lo em casa de minha mãe. Sem chouriço e toucinho mas com azeite. ADORO!!!

    ResponderEliminar
  3. helga mulavas29/04/12, 21:18

    qual serr a receta ? eu queerro esspremetarr

    a fazerr

    ResponderEliminar