quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bolo de Tacho

Para o "Dia de Maio" que se avizinha, a Vera Inácio propõe-nos o reviver de uma tradição de Monchique. Para isso, deixa-nos a receita do famoso bolo de tacho que cada um pode experimentar em sua casa. Para quem gosta mais de passear do que cozinhar, nós sugerimos que o no dia 1 de Maio o faça por terras de Monchique e Marmelete onde decorrerão provas desta especialidade local, bem como no Alferce que promove a Festa do Bolo de Tacho...



Tradicional da serra de Monchique, conhecido por vários nomes: Bolo de Maio, Bolo de Milho ou Bolo de Tacho, este bolo é confeccionado especificamente para o dia 1 de Maio.


Conta a minha mãe, que antigamente, neste dia, era tradição fazer um piquenique no alto da Fóia. Então as famílias reuniam-se e iam a pé ou de burro e levavam o bolo de tacho para partilharem com as outras pessoas. Claro, que no cesto da merenda era obrigatória a famosa aguardente de medronho para "regar" o bolo. Se na subida até ao pico já havia alegria, então na descida muita mais havia. E assim se passava um dia em que não se pensava no árduo trabalho do campo, em que a única preocupação era se o bolo teria ficado "no ponto".

Aqui vai a receita que a minha mãe me descreveu por alto, porque ela faz sempre o bolo "a olho", e que na minha opinião sai sempre uma delícia. E cá “pra mim”, se não houver bolo de Tacho lá em casa no dia de Maio, então é uma tristeza!





INGREDIENTES

(para um bolo)
1 kg de farinha de milho
1 kg de açúcar
2 ovos
50 g de erva-doce moída
50 g de cacau em pó
50 g de chocolate em pó
25 g de canela em pó
2 colheres bem cheias de mel
200 g de banha de porco
4 colheres de sopa de café forte solúvel
azeite q.b.
farinha branca de neve q.b.
sal q.b.

PREPARAÇÃO

Prepara-se o café e em seguida escalda-se a farinha de milho, juntando a banha de porco e a erva-doce. Mistura-se bem. De seguida adiciona-se, o mel, o açúcar, os ovos, o cacau, o chocolate, a canela e o mel.
Depois de tudo misturado, se estiver muito líquido adiciona-se um pouco de farinha de trigo, até ficar um pouco mais consistente, mas tendo o cuidado de deixar a massa “brandinha”.
Depois de tudo muito bem envolvido, deita-se num tacho previamente untado com banha de porco. Antes de ir ao forno, deita-se um fio de azeite por cima do bolo.
O tempo de cozedura é aproximadamente 1h30 se for cozido em forno de lenha. Se for cozido no forno do fogão, então deve-se deixar cozer cerca de 2h30.
O ideal é cozer o bolo em forno de lenha, porque além de poupar tempo, o bolo fica muito mais saboroso.



[Fotografias cedidas pela Junta de Freguesia de Monchique]









Por Vera Inácio

1 comentário:

  1. é muito bom esse bolo..hummm
    Siga-nos no blog

    www.anunciarsitenaweb.blogspot.com
    www.anunciarsitenaweb.com

    avistei no facebook!

    ResponderEliminar