quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caracóis à algarvia

No Algarve, entre Abril e Junho, é tempo de comer caracóis. Este petisco é especialmente popular no dia 1 de Maio, em saídas para o campo onde integra a ementa dos piqueniques. A nossa amiga Odete Coelho conta-nos como aprendeu a prepará-los. Em boa hora o faz, já que os festejos de Maio estão aí à porta.


No tempo da minha mocidade, aprendi com os meus avós a preparar e a cozinhar caracóis.
Apanhávamos os caracóis e íamo-los colocando no chão envoltos num grande círculo de sal para não escaparem. No centro desse círculo colocávamos uns ramos de amendoeira para eles treparem...Só os tirávamos de lá na altura de os cozinhar, ou seja, no final de Abril.
Na noite anterior, molhávamos os caracóis e colocávamos um alguidar grande sobre eles: os que subissem para as paredes do alguidar estavam bons; os que permanecessem no chão estavam mortos e portanto não serviam.
Os preparativos continuavam com a sua lavagem. Eram abundantemente lavados para que a sua baba fosse bem retirada. Depois, eram colocados numa panela com água (com dois ou três dedos de água acima do nível dos caracóis) e em lume brando para que ficassem com os corninhos de fora. Assim que a água levantasse fervura era escorrida, ficando os caracóis sem qualquer baba…
Voltava então a colocar-se nova água limpa, temperada com um fio de azeite, duas cabeças de alhos (alguns dentes de alho inteiros e outros esmagados), uma mão cheia de sal, casca de laranja e de limão, ramos de orégãos e de tomilhos…
Depois de cozidos juntávamo-nos à mesa para os saborear. Nunca nos esquecíamos dos bicos de pita para melhor os retirar da casca! Que petisco!






Por Odete Coelho

3 comentários:

  1. Ai que bela caracolada, nestes dias quentinhos que aí se avizinham :)

    Boa receita D. Odete
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Tenho feito mais ou menos assim, desta vez vou fazer a sua receita Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer esta receita .Cumprimentos.

    ResponderEliminar