segunda-feira, 11 de abril de 2011

Feijoada de chocos

O Sérgio Pinto, técnico de informática, tem por hobby a culinária. Colabora hoje com os Sabores do Algarve, participando nesta iniciativa, com uma receita que nos deixa água na boca.



Conheci este desafio através da Internet e pensei: olha que bom divulgar aquilo que é nosso e ainda por cima do Algarve. Eu, como entusiasta da cozinha desde pequenino, e com uma pequena brincadeira que tenho feito num blogue meu, vou aderir como é óbvio.

O prato que estreia aqui é uma bela feijoada de choco, sem dúvida um daqueles pratos que nos enche a barriga de satisfação. Além do mais, dá-nos aquela cobiça de molhar uma bela fatia de pão caseiro no molho...ai, que é de lamber os dedos.

E se quiserem podem ver como faço, em vídeo.

Deixo-vos aqui a forma de a preparar, e sugiro que acompanhem com um belo vinho tinto da nossa região. Espero que gostem.


Receita para 4 pessoas

INGREDIENTES

1 Embalagem de 500 g de feijão manteiga cozido(ou feijão branco)

500g choco limpo e cortados aos cubos (pode ser tiras de choco congelado)

2 Cebolas médias

4 dentes de alho

50 g de miolo de camarão

3 cenouras

Meio pimento verde

1 copo de vinho branco (aprox. 200 ml)

3 a 4 tomates chucha

1 folha de louro

Azeite (3 colheres de sopa)

50 a 100g de chouriça de carne (se preferir picante)

Polpa de tomate (3 colheres de sopa)

1 molho pequeno de salsa (para picar)

Sal e pimenta branca a gosto


PREPARAÇÃO

Corte a cebola em rodelas e depois pique mais fino. Pique também os alhos. No tacho, coloque o azeite e deixe em lume médio, juntando de seguida a cebola para começar a alourar. Quando esta estiver quase no ponto, coloque os alhos. Nunca junte os alhos de início, porque queimam-se mais depressa que a cebola.

Enquanto refoga, aproveite para cortar o tomate em pedaços pequenos acrescentando-o ao refogado, juntamente com a folha de louro. Prepare também a metade do pimento verde, limpando-o de sementes e da parte interior branca e picando-o aos cubinhos. Em lume médio, junte um pouco do vinho branco para que refogue todos os ingredientes, durante 5 minutos.

Prepare logo a cenoura, cortando-a ao longo do comprimento e depois em meias luas.

Junte também a chouriça ao refogado e tempere com sal e pimenta branca moída.

Coloque o choco, a polpa de tomate e o restante vinho branco. Deixe cozer em lume brando durante 30 minutos.

Passado este período verifique se o choco já está cozido. Use um garfo para perceber se está macio ao toque. Se necessitar de mais cozedura, não se esqueça de acrescentar um pouco de água, caso seja preciso, para não queimar ou secar o molho.

Coloque o feijão conjuntamente com a água que trazia e deixe apurar por mais 10 minutos.

Conclua a feijoada, juntando o miolo de camarão e a salsa picada. Deixe o camarão cozer entre 1 a 2 minutos para ficar rijo.

Acompanhe com um arroz branco.


Divirtam-se e deliciem-se.

Por Sérgio Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário