quinta-feira, 19 de maio de 2011

Herdade dos Pimenteis

Os vinhos da Herdade dos Pimenteis, na Penina, Portimão, apresentam-se aos seus consumidores sob o slogan "Após gerações perdidas renascem as vinhas do Algarve!". Concordamos inteiramente e deixamos aqui as palavras de Ana Sofia Pimental que nos explica melhor que vinhos são produzidos nesta herdade.



A Herdade dos Pimenteis situa-se em Portimão a 5 km do centro da cidade e ocupa 38 ha do Morgado da Torre, na Penina.
Os seus solos argilo-calcários têm grande tradição na cultura da vinha que se faz aqui há várias gerações.



Os cerca de 20 ha de vinha existentes agora encontram-se em produção integrada compondo-se de castas seleccionadas tais como: Aragonês, Syrah , Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Trincadeira, Tinto Cão e Moscatel Branco, que dão o vinho de excelência que aqui se produz.

Os vinhos Herdade dos Pimenteis são o resultado de uma vindima manual. Na adega a fermentação ocorre mediante um controle de temperatura rigoroso, que cria os vinhos finais concebidos pelos enólogos Jorge Magalhães e Paulo Fonseca.


Actualmente a herdade produz quatro qualidades de vinho: Herdade dos Pimenteis Tinto Regional, Herdade dos Pimenteis Reserva, Herdade dos Pimenteis Touriga Nacional e o Herdade dos Pimenteis Branco com um irresistível aroma a Moscatel.




Por Ana Sofia Pimentel

Sem comentários:

Enviar um comentário