quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quinta dos Correias

Carlos Sousa e Silva é o proprietário de uma das mais antigas vinhas do Algarve.Trata-se da Quinta dos Correias, da qual nos vem hoje falar. Desde o século XIX que os seus vinhos são apreciados não só em Portugal mas também no estrangeiro, nomeadamente no Reino Unido e em Gibraltar.



A Quinta dos Correias fez parte da primeira e única região demarcada do Algarve, a região da Fuzeta, que foi criada por lei, ainda nos tempos da monarquia.Eram também vinhos de exportação, reconhecidos pelas suas qualidades provenientes de um "terroir" único, numa zona da Ria Formosa.
José Duarte Ramalho Ortigão, num conto de Natal, refere os vinhos da Fuzeta entre as melhores iguarias nacionais, presentes no comércio de Lisboa.
Esta quinta, situada na Arroteia de Baixo, Luz de Tavira, passou a fazer parte da região demarcada de Tavira em meados do século XX, assim se mantendo até hoje.
Actualmente produz dois vinhos, a Fuzeta com a classificação "Regional Algarve" e o Terras da Luz como "D.O.C Tavira", que se distinguem pelas diferentes castas que os compõem, que se reflectem nos seus sabores e aromas.Tratam-se de vinhos puros, não tecnológicos, feitos no respeito da vinha e da qualidade da uva, com métodos ancestrais e saberes modernos, como o controle da temperatura durante as fermentações.A qualidade destes vinhos foi reconhecida nos vários concursos internacionais em que participaram, tendo sido galardoados com várias medalhas.






Sem comentários:

Enviar um comentário