quinta-feira, 26 de maio de 2011

Salada de muxama de atum com azeite de ervas

A Isabel, mais conhecida na blogosfera por Laranjinha, partilha com os Sabores do Algarve a sua receita de muxama de atum. Sigam os links do seu texto e descobrirão muitos mais sabores e cenários algarvios que ela deliciosamente divulgou nos seu blogue Cinco Quartos de Laranja.



Quando penso na região do Algarve penso em praia. Extensos areais e mar de água azul transparente. Sol. Excelentes dias quentes de céu sem nuvens que convidam irresistivelmente a tardes na esplanada.

Quando penso no Algarve, penso em Tavira, em Santa Luzia, na Praia do Barril, em Pedras D'el Rei, na Ria Formosa, no pôr-do-sol em Cacela Velha, na Praia Verde, em Albufeira (onde passei férias pela primeira vez), na Ilha do Farol, no Castelo de Silves, nas termas de Monchique, na serra Algarvia por onde andei de jipe, nas esplanadas de Vila Real de Santo António, na ponta de Sagres, para sempre ligada ao Infante D. Henrique. Algarve, terra de pescadores e navegadores destemidos ou não fosse Lagos "a capital dos Descobrimentos".

Quando penso no Algarve penso em vestígios romanos, em castelos e mouras encantadas. Penso nas chaminés rendilhadas das casas, nas portas de reixa e nas casas caiadas de branco. Penso em turistas! Ruas cheias de comércio. Faróis. Penso em cenários com milhentas histórias ainda por contar. O Algarve é a região das amendoeiras em flor, da alfarroba, do mel, dos figos secos, das laranjas sumarentas e doces, dos morgadinhos, dos D. Rodrigo, do licor de medronho, do polvo de Santa Luzia, do xarém, da batata-doce de Aljezur, do arroz de lingueirão, das amêijoas, das ostras frescas com limão e da muxama de atum.


INGREDIENTES


200g de muxama de atum cortada em fatias finas

1dl de azeite

1 raminho de coentros

1 raminho de salsa

pimenta preta de moinho

mistura de verdes (agrião, rúcula)

6 a 9 tomates cereja cortados ao meio


PREPARAÇÃO


1. Dispor a muxama cortada em dois ou três pratos juntamente com a mistura de verdes e tomate cereja.

2. Colocar o azeite num copo. Juntar os coentros e a salsa, limpos dos talos mais duros. Com uma varinha mágica triturar.

3. Temperar o azeite com pimenta preta acabada de moer.

4. Regar a muxama e a salada de tomate com folhas verdes com o azeite de ervas.


Algarve, região a que todos os anos gosto de voltar!

E para vocês, o que significa Algarve?






Por Isabel

1 comentário:

  1. Estou a tentar fazer MUXAMA, por aqui em S. MIguel, depois lhe direi como ficou, utilizando a vossa receita.

    Cumprimentos
    Carloscostapalhinha@sapo.pt

    ResponderEliminar