quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quinta João Clara

Ainda antes de publicarmos aqui a primeira participação no novo passatempo "O que é que o Algarve tem?", não quisemos deixar de proporcionar a leitura do texto que nos foi enviado por Edite Alves da Quinta João Clara em mais uma sugestão de vinhos do Algarve.




A história desta Quinta remete-nos para o ano de 1975, quando João Clara decidiu adquirir esta propriedade e plantar a sua primeira vinha.
A Quinta localiza-se em Alcantarilha, no sítio de Vale de Lousas, com uma área de 26 hectares, onde são desenvolvidas várias actividades de cultivo, embora a que mais se destaque seja a cultura de vinha, com uma dimensão de 8,5 hectares compostos pelas castas: Touriga Nacional, Syrah, Aragonez, Alicante Bouschet, Trincadeira, Negramole, Crato Branco, Arinto, Verdelho e Moscatel.

Em 2006, pela primeira vez, é lançado um vinho de marca “ João Clara – Tinto – Vinho
Regional do Algarve”. Esta primeira edição foi sonho e obra de um jovem produtor, Joaquim Alves, que escolheu António Maçanita como enólogo e Júlio Antão como artista plástico para “vestir” a primeira garrafa, elaborando a imagem de marca João Clara.
Actualmente a Quinta João Clara é dirigida pelos seus descendentes, sendo um projecto de família com uma preocupação prioritária na produção de vinhos de qualidade que já mereceram vários prémios internacionais, resultado de um trabalho de dedicação e paixão. Contamos hoje com a produção de três vinhos: Tinto, Rosé e Branco.

Efectuamos visitas guiadas às vinhas e prova de vinhos, com marcação prévia.

Por Edite Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário