quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Praia da Luz

Estrada da Luz


Hoje propomos um passeio à Praia da Luz, Lagos.
Fazemo-lo através das páginas do “Almanach do Algarve” para o ano de 1903. José Castanho, um dos diretores desta publicação, que apresentava uma secção dedicada às praias do Algarve, explica que a Praia da Luz já era então procurada por muitos banhistas:




“A praia que d’antes só era frequentada pelos habitantes da freguezia e raros de fora, começa agora a sêl-o até por pessoas de Lisboa, que já hoje aqui encontram commodidades, que nós sabemos faltarem em muitas outras praias, embora mais concorridas.
Esta actual affluencia de banhistas à praia da Luz é principalmente devida à iniciativa de um homem que, comquanto não seja algarvio, muito tem feito em prol d’esta freguezia. Refiro-me ao sr. Antonio C. dos Santos, um emprehendedor commerciante de Lagos, o qual não só organisou d’esta cidade para a Luz duas carreiras diárias de Rippert por preços muito diminutos, mas também estabeleceu aqui uma encantadora vivenda, onde tem um bem sortido estabelecimento de viveres – succursal da sua casa commercial de Lagos – e seobretudo um Restaurant, onde podemos affiançar que se serve bem, como em qualquer bom hotel da capital.”



Vivenda "Santos"

Sem comentários:

Enviar um comentário