terça-feira, 11 de outubro de 2011

1º Congresso Hoteleiro

Em 1918 foi inaugurado, pelo Presidente da República Sidónio Pais, o Grande Hotel de Faro, referido como o primeiro hotel da região por Paulo Pina, na sua “Cronologia do Turismo Português” (1988).

Imagem obtida em "A Defesa de Faro"


No entanto, já no ano anterior, em 1917, se tinha realizado em Lisboa o I Congresso Hoteleiro, promovido pelo Conselho de Turismo, em que se discutiram questões relacionadas com a indústria hoteleira, a formação profissional no setor e a propaganda turística.

Sidónio Pais acena à multidão da varanda do Grande Hotel de Faro - imagem publicada no nº 627 da "Ilustração Portuguesa" de 25 de fevereiro de 1918


No relatório do congresso que contém as intervenções dos seus participantes, consultando a lista de congressistas, podemos verificar que do Algarve esteve representada a Câmara Municipal de Silves, através dos seus vogais José Álvaro Marques, Salvador de Sousa Fava, Manuel Cabrita Matias, Joaquim Verguinha e do secretário da junta de paróquia Álvaro Rodrigues Pinguinha.

Na lista de “Hotéis de Província” estão assinaladas as presenças no encontro dos estabelecimentos “Central” e “Seixoso” das Caldas de Monchique, respetivamente representados por Bentes Castel-Branco e A. Magro, e ainda “Central”, de Silves através da sua proprietária Catarina Evaristo e “Macário”, de Macário da Encarnação, também de Silves.


8 comentários:

  1. Parabéns por este post e fotografias, bastante interessante e informativo da história da nossa cidade e do Algarve. Eu pessoalmente nunca teria conhecimento deste facto se não tivesse visitado o blog, porque são informações que se perdem com o tempo.

    SE tiverem mais noticias e fotos deste género e caso seja possivel, agradecia que publicassem.


    Pedro Bartilotti

    ResponderEliminar
  2. E nós publicaremos e agradecemos todos os contributos que nos queiram remeter.

    ResponderEliminar
  3. Bem Haja a Chef Celina Barreto que muito têm feito pela hotelaria e turismo do Algarve. Para além da divulgação do nosso Algarve a nivel internacional.Se houvesse muitos chefs assim talvez fosse mais fácil evitar a sazonalidade

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida aqui deveriam comentar quem tém feito algo de relevante pela nossa hotelaria e divulgação...A muitos chefs que continuam ainda no anonimato e que têm feito um grande trabalho. No entanto ninguêm lhes dá a devida valoração. Concordo contigo caro colega a chef Celina Barreto têm feito um excelente trabalho...Sem dúvida bem haja a profissionais assim

    ResponderEliminar
  5. Bom dia caros colegas de hotelaria, mas nós em massa pudemos mudar tudo isso, tive o privilégio de trabalhar com essa senhora há 3 anos atrás e sem dúvida aprendi mais num ano do que nos meus 12 anos de profissão, o seu conhecimento por esta arte é fantastico, ela dános motivação e faz nos criar um gosto estupendo, muito motivada para ela a cozinha é vida, nunca tinha conhecido uma pessoa que vive dentro dum hotel 24 horas sobre 24 horas e com uma disposição fantastica, motivadora. Para ela não há problemas nem lamentações rapidamente procura uma solução, deveria ser mais reconhecidade pelo o trabalho dignificante que fa na nossa area. Um grande bem haja as esta mulher com M maisculo.Chef Celina Barreto.

    ResponderEliminar
  6. Este post é destinado a agradecer todos os profissionais que tem vindo a participar na minha vida profissional e que me ajudaram direta ou indiretamente a deliniar um percurso a seguir,que me ajudaram a crescer, que me engrandecer de conhecimento. A idéia é divulgar quem faz o quê (bem feito) para que outras pessoas que estejam restaurando seus conhecimentos e se iniciando nesta profissão se sintam motivadas, empenhadas com muito positivismo e que possam se utilizar da informação por nós amantes desta arte em prol dos outros . Também é meu objetivo registrar o meu agradecimento a estes profissionais que tanto ajudaram na realização dos projetos e possibilitaram o atingimento de um sonho,pelo apoio e oportunidade que me foram concedidos. O tempo que passei em companhia de pessoas excelentes contribuiu imensamente para meu crescimento pessoal e profissional, graças ao companheirismo de todos. Lutem pelo que acreditam, nunca baixem os braços as adversidades desta arte e da situação em geral. Empenho, dedicação nunca queiram ser medianos nem razoáveis, queiram sempre ser os melhores e não esperam menos que ser os melhores naquilo que fazem seja em que área for. Lamentações não nos levam a lado nenhum há que se olhar de forma coerente e procurar sempre de cabeça erguida soluções. Arrisquem não se limitem a cozinhar e seguir receitas, cozinhar é uma forma de amar os outros. Desejo a todos muita sorte e sucesso! Muito obrigado por tudo. Atenciosamente, (por favor assinem os vossos posts para vós puder agradecer dignamente) Chef Celina Barreto

    ResponderEliminar
  7. Cara Celina Barreto
    Parabéns.
    Sabem dizer-me em que ano foi o I Congresso de Munic+ipios Turísticos realizado no Alvor por iniciativa da CMPortimão?
    Obgdo
    JMVieira

    ResponderEliminar
  8. JMVieira,
    O I Congresso de Municípios Turísticos promovido pela Câmara Municipal de Portimão, Região de Turismo do Algarve e Associação dos Industriais de Hotelaria e Similares do Algarve decorreu nos dias 15,16 e 17 de fevereiro de 1985.

    ResponderEliminar