sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"Penina" - a música algarvia dos Beatles

Em dezembro de 1968, o músico Paul McCartney passava férias no Algarve quando numa noite de convívio, no bar do Hotel Penina, se juntou à banda que ali tocava, os Jotta Herre, e com a espontaneidade que o caracterizava compôs uma música que intitulou “Penina” e que acabou por oferecer aos músicos da banda portuguesa.
Os Jotta Herre gravaram o disco “Penina”, lançado em 1969. A mesma música viria a ser gravada posteriormente por Carlos Mendes, existindo ainda uma versão dos próprios Beatles em disco coletânea de músicas oferecidas por Lennon e McCartney.


A história é contada por Luís Pinheiro de Almeida e Teresa Lage no livro “Beatles em Portugal” (2002) mas também a recuperámos de várias reportagens e artigos dedicados ao assunto, em 1969, pela revista “Sol do Algarve” de onde retirámos as imagens que hoje publicamos.


Certo é que esta é uma das histórias que terá contribuído para promover o Algarve como destino de férias, sobretudo no Reino Unido, o seu principal mercado emissor de turistas estrangeiros.



No lançamento do disco "Penina", os membros do grupo Jotta Herre com Thilo Krasman, responsável pelos arranjos e direção de orquestra.


Paul McCartney de férias na Praia da Luz em dezembro 1968

10 comentários:

  1. Boa! Parabéns! Qual é a data da revista "Sol do Algarve"? E que mais imprensa algarvia se dedicou, na altura, ao assunto?

    E como se chamará o fotógrafo que fotografou Paul na Praia da Luz?

    Obrigado!

    Luís Pinheiro de Almeida

    ResponderEliminar
  2. Luís Pinheiro de Almeida,
    Encontrámos referência a esta história em várias edições da revista "Sol do Algarve". No seu nº 3 de janeiro de 1969 foi publicada a reportagem das férias de Paul McCartney na Praia da Luz. As fotografias são de Inácio Gravanita.
    No nº 4 de fevereiro-março de 1969, a mesma revista publicou a imagem de um artigo do Daily Express em que é contada a história da música "Penina" composta e oferecida pelo "Beatle Paul" a Aníbal Cunha.
    No nº 8 de julho-agosto 1969 a "Sol do Algarve" dá conta do lançamento do disco dos Jotta Herre.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas informações! São muito importantes, já que estou a preparar uma 2ª edição de "Beatles em Portugal".

    Acaso sabem se o fotógrafo "Inácio Gravanita" ainda é vivo? E, se sim, qual será o contacto?

    Muito obrigado, cumprimentos,

    Luís Pinheiro de Almeida

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Pinheiro de Almeida,
    O fotógrafo Inácio Gravanita ainda é vivo e o seu filho mantém a "Foto Grvanita" em Lagoa, que poderá contactar através do telefone 282 352 618 ou do email fotogravanita@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado! Foi muito útil este contacto e não o esquecerei nos agradecimentos.

    Cumprimentos,

    LPA

    ResponderEliminar
  6. Bons tempos, também vi o Paul em Lagos no restaurante "Os Arcos".
    Armindo gaspar (músico)

    ResponderEliminar
  7. Armindo Gaspar,
    Agradecemos o seu comentário. Não quer partilhar mais pormenores dessa história conosco? Pode enviar-nos um contributo para blog@turismodoalgarve.pt para publicarmos nestas "Memórias".

    ResponderEliminar
  8. Também gostava de saber para publicar na 2ª edição de "Beatles em Portugal"...

    luistita@gmail.com

    obrigado!

    LPA

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, sou outra vez Luís Pinheiro de Almeida. Já consegui falar com Inácio Gravanita, uma personalidade notável de encanto e boa disposição.

    Ele diz-me que Miguel Relvas, que era também da Comissão Regional de Turismo do Algarve e que o acompanhou na "caça" a McCartney, ainda é vivo e sugeriu-me que talvez o Turismo do Algarve saiba do paradeiro e do contacto. Sabe?

    Muito obrigado, cumprimentos,

    Luís Pinheiro de Almeida

    ResponderEliminar
  10. Luís Pinheiro de Almeida,

    Pela data da visita de McCartney ao Algarve e da publicação da reportagem supomos que se tratará de alguém ligado à então Comissão Municipal de Turismo de Portimão que também era proprietária da revista "Sol do Algarve".
    Estamos a tentar obter mais informação que não deixaremos de lhe enviar via e-mail.

    ResponderEliminar