quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Inauguração do Aeroporto de Faro


Torre de controlo do Aeroporto de Faro


A entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional de Faro, em Julho de 1965, é um marco histórico da evolução do turismo no Algarve, abrindo definitivamente a região aos fluxos internacionais de turistas. Um ano depois da sua entrada em funcionamento o Aeroporto de Faro contabilizava um movimento de 58 585 passageiros. Em 2010 o número anual de passageiros cifrou-se em 5 345 394.

Nestas “Memórias do turismo do Algarve” não poderíamos deixar de olhar para as imagens da inauguração do Aeroporto Internacional de Faro, que rapidamente se tornou na principal porta de entrada de turistas no destino.



Inauguração do Aeroporto de Faro - 11 julho 1965



Chegada do Presidente da República, Almirante Américo Thomaz, ao Aeroporto de Faro, no dia da inauguração.



Capa da brochura do Ministério das Comunicações a propósito da inauguração do Aeroporto de Faro, em que é feita uma apresentação de todas as infraestruturas aeroportuárias do país.

2 comentários:

  1. De acordo com um carimbo comemorativo dos CTT podemos ver que o primeiro voo de Lisboa para Faro e regresso se realizou a 15 de Julho de 1965.
    Logo ficam aqui ficam as seguintes questões:
    - No dia 11 de Julho não se realizou nenhum voo?
    - Caso tenha existido um voo de onde veio ou para onde foi?

    Cumprimentos.

    SPedro

    ResponderEliminar
  2. Olá SPedro!
    Agradecemos o seu interesse. Segundo nos informa a ANA Aeroportos em Faro, o dia 11 de julho de 1965 registou mais do que um voo. O primeiro desse dia tem registo às 09h59 e foi com um avião DC-3 da DGAC.

    Também foi um DC-3 da DGAC e um Super-Constellation da TAP que transportaram as entidades oficiais e convidados para a inauguração, abrindo nesse dia a primeira ligação aérea Lisboa-Faro.

    ResponderEliminar