sexta-feira, 18 de novembro de 2011

“O Algarve é Branco”

Cartaz da campanha


“O Algarve é branco“ foi o slogan de uma campanha de valorização da imagem turística de região que a então Comissão Regional de Turismo do Algarve lançou em 1980.

Em colaboração com as Câmaras Municipais, o Turismo do Algarve pretendia eliminar diversos aspetos negativos que se verificavam na região como a falta de limpeza das praias e das povoações, o campismo selvagem, a construção indisciplinada e a descaracterização das habitações.

Ismael Ribeiro da Cunha, presidente da CRTA, apresenta a campanha "O Algarve é Branco"

No Plano de Atividades da CRTA para o ano de 1980, explicava-se que a campanha “O Algarve é Branco “ constituía uma “tentativa não só de restituir o Algarve à sua cor tradicional, mas até de impor o branco como a cor urbanística do Algarve”. Escrevia-se ainda, em tom ortodoxo, que “ A nosso ver o Algarve só tem turisticamente duas cores: o azul do céu e do mar e o branco das casas.”

A mensagem da campanha, que era exclusivamente dirigida à população local, foi difundida através de cartazes e da rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário