terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como se “fazia turismo” na Praia de Faro, nos anos 1940

A Lina Vedes que já colaborou em diversas iniciativas deste blogue partilha hoje connosco as suas “memórias” de como se fazia turismo na praia de Faro há sessenta anos atrás. Ora vejam:




"Envio duas fotos tiradas na ilha de Faro e não praia como dizemos na atualidade.
Na época o Turismo era quase nulo...há fotos do presente que podem estabelecer a diferença. De reparar o que era utilizado para socorro aos náufragos.

Quando íamos à ilha de Faro levávamos material para improvisar um toldo, carregávamos o almoço com comida de tacho, melancia e garrafão de vinho que se enterrava no rebentar das ondas para refrescar. Os descartáveis ainda não faziam parte do nosso dia a dia, o que nos obrigava ao transporte de imensas cargas. Os fatos de banho eram bem subidos e bem descidos e muitas senhoras usavam camisas para se refrescarem. O efeito era surpreendente quando molhadas..."



2 comentários:

  1. Os meus avós vinham em carro de mula com toda a família, de Moncarapacho para a Ilha de Faro, e mais à frente da actual linha de costa, cerca de 300 metros sensivelmente havia um poço, onde tiravam água. Obrigado pelas fotos desses tempos.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom... Fica um link para um artigo sobre os fatos de banho da época, para se perceber como "os fatos de banho eram bem subidos e bem descidos"...

    http://aterrememportugal.blogspot.com/2011/06/fatos-de-banho-imoralidade-de-costumes.html

    Cumprimentos
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar