quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Turismo do Algarve

Em março de 1970 foi criada a Região de Turismo do Algarve, através do Decreto-Lei nº114/70.


Na sua edição de abril-julho desse ano, a revista “Sol do Algarve” dava conta do aparecimento do novo organismo regional de turismo, dedicando cinco páginas ao assunto.

A Comissão Regional de Turismo do Algarve (CRTA) veio substituir as anteriores Juntas de Turismo e Comissões Municipais de Turismo e foi inicialmente presidida pelo Dr. José Manuel Teixeira Gomes Pearce de Azevedo, anterior Presidente da Comissão Municipal de Turismo de Portimão.

Primeira sede do Turismo do Algarve, onde hoje está instalado o Posto de Turismo de Faro

Os serviços da então CRTA, hoje Região de Turismo do Algarve (RTA), ficaram inicialmente sedeados em Faro, num edifício junto ao Arco da Vila, onde ainda funciona o Posto de Informação Turística da cidade. Ocuparam depois diversas instalações e em 1993 seria inaugurado o seu atual edifício sede.

Sede do Turismo do Algarve, inaugurada em 1993
A definição da política regional de turismo, em consonância com a estratégia nacional para o setor, a promoção, animação e informação turística foram, desde sempre, as competências deste organismo.

O que muitos poderão desconhecer é que nos seus primeiros anos de existência o Turismo do Algarve também teve a missão de levar a cabo o plano de infraestruturas urbanísticas da região. É por isso que ao percorrer as ruas de algumas localidades algarvias ainda nos podemos deparar com equipamentos de saneamento básico identificados como CRTA.

Sem comentários:

Enviar um comentário