sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vale do Lobo

Folhetos de divulgação de Vale do Lobo e Hotel D. Filipa, 1969


Em 1962, durante um passeio a cavalo, o britânico Richard Costain descobre Vale do Lobo e fica encantado com o lugar. Vislumbra desde logo o enorme potencial daquela área de pinhais e de praias desertas e sonha transformá-la num resort turístico de excelência.

Imagem do site de Vale do Lobo

Adquire então os terrenos e, em associação com a Trust Houses, constrói um campo de golfe de 18 buracos, desenhado por Henry Cotton, e o Hotel Dona Filipa (1968). São também construídas as primeiras moradias e já em 1972 são acrescentados 9 buracos ao campo de golfe inicial.


Algarve Golf Open, 1971. Imagem do site de Vale do Lobo

Com a revolução de 1974, dá-se um revés nos planos de Richard Costain e em tempos difíceis o empreendimento acaba por ser vendido.

Em 1978 é Sander Van Gelder, um empreendedor holandês que também tinha descoberto os encantos do local, que dá continuidade ao sonho de Costain. Inicialmente Van Gelder tencionava adquirir um lote para uma moradia, mas acaba por ficar com todo o empreendimento mais os terrenos que permitem a expansão do complexo turístico e imobiliário ao longo das décadas de 1980 e 1990.



Folheto de divulgação de Vale do Lobo, anos 1980


Para além da componente residencial e turística do resort, Vale do Lobo tem sido ao longo dos anos palco de grandes eventos, sobretudo de golfe e ténis.





Sem comentários:

Enviar um comentário