quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

1001 Praias: Meia Praia

Na Meia Praia, onde a areia é especialmente macia e branca, podem apanhar-se condelipas (conquilhas) na maré baixa… Celebrizada na canção de Zeca Afonso “Os índios da Meia Praia”, é a única praia essencialmente arenosa do concelho de Lagos, favorecendo, desta forma, os desportos náuticos.

“Aldeia da Meia Praia
Ali mesmo ao pé de Lagos
Vou fazer-te uma cantiga
Da melhor que sei e faço”
José Afonso



O areal da Meia Praia acompanha a ampla baía de Lagos, nascendo junto ao molhe nascente da ribeira de Bensafrim e alongando-se por mais de 4 Km até à barreira arenosa da Ria de Alvor. Para poente avista-se ainda a cidade de Lagos, com os leixões que se estendem mar adentro. O horizonte é espraiado, entre as dunas baixas da praia e as colinas suaves e muito verdes que se estendem para o interior, revestidas por manchas de pinhal e matos de barrocal com alfarrobeiras e oliveiras dispersas. Uma rede de passadiços sobrelevados percorre grande parte do areal, permitindo a preservação da vegetação dunar que se adensa na frente de mar, onde dominam plantas como o feno-das-praias, o estorno, o cardo-do-mar, o trevo-de-creta e o vistoso narciso-das-areias. Sendo a única praia essencialmente arenosa do concelho e também pelo seu amplo areal, estão aqui favorecidos os desportos náuticos e de praia: windsurf, surf, kitesurf, vela, esqui aquático, pesca, voleibol de praia, futebol de praia, etc., existindo à disposição dos veraneantes diversos equipamentos de apoio na praia. Um pouco mais longe, já no alto-mar, pratica-se a pesca desportiva.



Notas:

Evite caminhar sobre a vegetação dunar, contribuindo assim para a preservação deste habitat vulnerável.
Acesso viário alcatroado a partir de Lagos, seguindo na direcção da Marina. A Meia Praia está sinalizada. Estacionamento amplo e em parte ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário