segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia da Amoreira

A praia da Amoreira localiza-se na foz da ribeira de Aljezur. Sendo ampla, permite banhos de mar e de rio. Curiosidade: os residentes usam o nome “medos” para designar a extensa área de dunas desta praia.




Esta praia nasce associada à foz da ribeira de Aljezur, a qual forma um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural. Na continuidade do areal para o interior observa-se um extenso campo dunar que evolui para um habitat de sapal, típico destes sistemas, onde ainda se encontram animais como a lontra, a garça-cinzenta ou o colorido guarda-rios. Duas visões imponentes marcam a paisagem: a norte, o recorte negro da arriba lembra um gigante deitado sobre o mar, a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna agora fossilizada e que alberga plantas únicas no mundo. Na baixa-mar formam-se extensas lagunas no areal, muito apetecíveis e seguras para as crianças.





Notas:

É possível fazer praia ao longo da ribeira, prática recomendada em situação de maré-cheia. A corrente junto da barra pode ser muito forte.

Acesso viário alcatroado a partir da entrada norte de Aljezur (EN 120), seguindo no sentido da Amoreira, que se situa a cerca de 7 km. Estacionamento amplo e ordenado, equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: noroeste.

3 comentários:

  1. É sem dúvida uma praia fantástica! Já aí fui algumas vezes... e pretendo volta! a zona de rio é muito interessante e pode-se tomar umas belas banhocas!

    ResponderEliminar
  2. ESpeCiaLmente GaSPaS,

    E qual seria a sua eleita para partilhar connosco numa destas sextas-feiras? Já sabe que pode participar na divulgação da sua praia preferida enviando foto e/ou texto para blog@turismodoalgarve.pt
    Teremos muito gosto em voltar a contar com a sua presença neste espaço...

    ResponderEliminar
  3. Marina Melo10/01/12, 13:45

    A Praia da Amoreira é a nossa praia de eleição, num concelho que consideramos a nossa terra. Esta praia que desde há 20 anos a esta parte nos recebe todos os anos para as férias em família, prima pela a paisagem que o rio e o mar nos proporcionam aromatizada com o seu cheiro característico. Temos pena ou talvez não, que não mereça uma bandeira azul.
    Família Melo

    ResponderEliminar