quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia de Benagil

Num convite irrecusável à descontração, muitas das praias do Algarve têm condições excecionais para o convívio entre gerações – seja em animados passeios à descoberta de tesouros, construir castelos de areia, dar as primeiras braçadas nas piscinas naturais ou usufruindo dos equipamentos de diversão. Hoje convidamo-lo a descobrir a praia de Benagil!




A praia surge no fundo de um vale muito cavado, associada ao pequeno Porto de Pesca de Benagil, enquanto a povoação piscatória que batiza a praia dispõe-se já em posição altaneira no topo da arriba. O acesso à praia desemboca na zona reservada às embarcações de pesca artesanal, que também se ocupam das visitas às grutas marinhas e às praias isoladas da região. Passando os barcos coloridos, o areal estende-se para nascente, até à imponente arriba de tons ocres, talhada em rochas carbonatadas muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, que testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior, submergindo a atual linha de costa. Estas rochas encontram-se agora muito esculpidas e modeladas pela ação conjunta da força mecânica das ondas do mar e da dissolução da rocha calcária promovida pela água da chuva. Em Benagil são visíveis modelados rochosos típicos deste tipo de paisagem carsificada, como grutas e algares em corte na face da arriba.



Notas:

Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, virando para sul junto à Escola Internacional do Algarve e seguindo as indicações para a praia, que fica a cerca de 5.5Km da EN 125. Estacionamento exíguo. Equipamento de apoio à atividade piscatória (restaurante). Não dispõe de vigilância balnear. Orientação: sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário