quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia do Barril e Praia do Homem Nu

O Barril é uma das mais emblemáticas praias do concelho de Tavira. Composta por um extenso areal, o seu acesso pode ser feito a pé ou através de comboio turístico. A poente, a praia do Homem Nu é oficialmente naturista.





A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma estreita ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos pequenos comboios turísticos que circulam sobre carris, durante cerca de 1 km até ao areal. Pelo caminho, que é muito aprazível, vale a pena observar a diversa fauna dos bancos de vaza, especialmente as bocas (caranguejo típico destas zonas) que correm a esconder-se nos buracos de lodo à passagem dos veraneantes, e, mais perto da praia, a vegetação dos extensos campos dunares de onde se liberta um cheiro muito característico a caril, oriundo duma pequena planta chamada perpétua-das-areias.


O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes ancoras que se encontram dispostas no espaço envolvente da praia, ajardinado com plantas das dunas.

O areal é imenso e caminhando na direção do extremo oeste da ilha chega-se à praia do Homem Nu, praia deserta e selvagem, com uma magnífica vista sobre a barra da Fuzeta e a ilha da Armona, a poente. A praia do Homem Nu é praia oficial de naturismo.





Notas:


De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços sobrelevados existentes. Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.


Acesso pedonal, ou de comboio turístico, a partir de Pedras D´el Rei (sinalizado e a cerca de 1 Km da EN 125). Estacionamento amplo junto ao Aldeamento. Diversos equipamentos de apoio (Restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Praia Acessível. A praia do Homem Nu não possui equipamentos de apoio nem vigilância. Orientação: sudeste.

1 comentário:

  1. Praia do Barril, uma pérola no Algarve, acessível todo o ano. Uma excelente opção para um fim de semana inolvidável.

    ResponderEliminar