terça-feira, 24 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia do Canal

É uma praia extensa de grande beleza natural. Com uma vista soberba e procurada para a prática de surf, tem um segredo que agora partilhamos em surdina: é relativamente pouco frequentada e por isso convidativa para quem gosta de ter espaço para estender a toalha.



O Canal surge imediatamente a sul da Arrifana, possuindo uma vista privilegiada sobre a Pedra da Agulha. A praia é essencialmente de calhau rolado e desenvolve-se na desembocadura de um vale onde subsiste uma linha de água efémera, densamente marginada por vegetação ribeirinha.

Junto ao mar o vale abre-se, é amplo e muito exposto. A vegetação (matos endémicos de zimbro e plantas resistentes à salsugem) encontra-se atapetada, moldada pelos ventos fortes. Os calhaus rolados que escapam ao alcance das marés encontram-se coloridos por líquenes de cores quentes, que contrastam com o fundo negro. Quando o mar fica agreste, mobiliza energicamente os calhaus rolados, produzindo um som cavernoso.

Apesar de muito procurada para a prática do surf e da pesca desportiva, é uma praia tranquila.



Notas:

Em situação de baixa-mar, descobre-se uma língua de areal para sul, até à praia de Vale Figueira.

Acesso viário a partir das Alfambras (zona de povoamento disperso na EN 120, entre Aljezur e a Bordeira). O caminho não está sinalizado e é de terra e pedra solta ao longo de 6 Km, difícil e com declives acentuados, apenas recomendado a veículos todo-o-terreno. Sem equipamentos de apoio nem vigilância. Orientação: oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário