quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia do Farol e Praia dos Hangares

Na Ria Formosa, a costa deixa de ser regular e passa a apresentar-se como uma trama formada por ilhas, línguas de areia e zonas pantanosas. São exemplo disso as fantásticas ilhas do Farol e dos Hangares.


Situada na Ilha da Culatra, a praia deve o seu nome ao enorme farol que se situa na sua extrema poente, na Barra Nova junto ao Cabo de St.ª Maria. Esta barra, estabilizada por molhes, marca uma inflexão na orientação da linha de costa: as ilhas barreira orientam-se agora a sudeste, expostas ao vento quente levante e às suas ondulações. Quando se chega ao cais de embarque verifica-se que a ocupação urbana (sobretudo de veraneio) e turística é intensa, mas o areal é extenso e, para nascente, a praia vai-se tornando gradualmente mais tranquila e deserta. O grande molhe a poente é aproveitado pelas escolas de mergulho para as suas aulas, por inúmeros caçadores submarinos e também para a pesca desportiva. Também é possível fazer surf, aproveitando as ondulações que chegam com o levante.

Seguindo para nascente, surge a Praia dos Hangares, onde ainda se encontra um velho bunker e muito arame farpado, legados do tempo em que hidroaviões da Marinha ancoravam nesta ilha. Existe aqui um pequeno povoado piscatório e de veraneio, voltado para a ria. O cordão dunar é imenso, quente e seco, o areal é muito tranquilo.




Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.
Acessos de barco a partir de Faro (verão) e de Olhão (todo o ano), diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Na Barra Nova não há vigilância balnear. Orientação: sudeste.

1 comentário:

  1. É de lamentar que ainda não tenham feito um passadiço dos hangares até á costa,acho que já era merecido,visto o barco da carreira já ter paragem,coisa que só no ultimo verão veio a acontecer e espero que continue.

    ResponderEliminar