quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia do Garrão Poente e Nascente

A praia do Garrão, no concelho de Loulé, estende o seu areal ao longo de arribas baixas e dunas palmilhadas de vegetação aromática. Na sua envolvente encontramos lagoas onde se podem observar aves aquáticas.



No Garrão, que surge na continuidade de Vale do Lobo, as arribas dão lugar a vastos campos dunares, cobertos por vegetação típica, que se irão estender pelas barreiras arenosas da já próxima Ria Formosa.
O areal acompanha dois vales divididos por uma arriba baixa: no vale a poente formou-se a chamada Lagoa das Dunas Douradas, no vale a nascente surge a Lagoa do Garrão, de menor expressão. Ambas as zonas húmidas são de água doce, uma raridade na linha de costa, e muito apetecíveis para as aves aquáticas. Um passeio pedonal marginal à Lagoa das Dunas Douradas convida o visitante à observação das diversas aves que por aqui se alimentam, repousam ou nidificam, como o galeirão, o pato-real ou a emblemática galinha-sultana.

A linha de pinhal que vem desde Quarteira, aqui com o seu subcoberto natural, ladeia os espelhos de água, oferecendo proteção e resguardo à vida aquática. Uma rede de passadiços atravessa a duna, ao percorrê-los o visitante pode observar a flora rica e aromática das areias.



Notas:
As lagoas não são aptas para a prática balnear. Circule apenas pelos passadiços de modo a contribuir para a preservação do sistema dunar.

Acesso viário alcatroado a partir de Escanxinas, na estrada entre Quarteira e Almancil, seguindo na direção do Vale do Garrão durante cerca de 6 km. Estacionamento ordenado e amplo. Equipamentos de apoio (restaurantes, WC). Vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário