quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia do Martinhal e Praia dos Rebolinhos

Extensões de areia e dunas altas alternam com o calhau rolado nas praias do Martinhal e dos Rebolinhos, perto de Sagres. Em frente avistam-se característicos os ilhéus de natureza calcária…






Situa-se para nascente da vila de Sagres e embora se encontre abrigada da ondulação dominante e dos ventos de oeste e sudoeste pela ponta da Baleeira (onde se situa o Porto de Pesca de Sagres), é ainda assim bastante ventosa devido aos persistentes ventos de norte que entram pelo amplo vale que se estende para o interior. As águas são porém calmas e convidam à prática de windsurf e de mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos bonitos ilhotes de natureza calcária que se situam ao largo da praia, famosos pelas suas reentrâncias rochosas e grutas submarinas.



A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro do praia e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale. Para nascente as arribas voltam a surgir, com muito calhau rolado na praia, que é utilizado pelos banhistas para construir abrigos que funcionam como corta-vento. Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe.

Para nascente do Martinhal, surge a praia dos Rebolinhos, encaixada entre arribas e orientada a sul. Podem observar-se nesta praia matos litorais bem conservados e uma enorme abundância de calhau rolado, os chamados rebolinhos. É deserta, de acesso pedonal através do empreendimento turístico que aí se situa e sem equipamentos de apoio ou vigilância.





Notas:



Acesso viário alcatroado através da Urbanização do Martinhal em Sagres, seguindo na direção da praia durante cerca de 2 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC), vigilância na época balnear. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário