quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia dos Arrifes

Localizada no centro do Algarve, Albufeira é umas das zonas turísticas mais carismáticas, com um vasto leque de praias para usufruir. Hoje selecionámos para si a praia dos Arrifes.







Esta pequena enseada encontra-se abrigada por arribas baixas e intensamente esculpidas, onde são visíveis algares (poços naturais), arcos e inúmeras galerias nas paredes rochosas, que se mostram muito corroídas e desgastadas pelo tempo e pelos elementos. Três enormes leixões, claramente desproporcionados relativamente à dimensão do areal, dominam a linha do horizonte, oferecendo porém a ilusão de se tomar banho numa imponente piscina rochosa. Por este motivo esta praia é designada localmente por Três Penecos. Também estes rochedos se encontram muito esculpidos, com o leixão central e mais próximo do areal a formar uma curiosa janela no topo. Plantas resistentes à salsugem, como a barrilha e o funcho-do-mar, conseguem colonizar os leixões, situando-se porém fora do alcance da linha de maré. A área envolvente à praia encontra-se revestida por uma mancha de pinhal, onde se pode observar a palmeira-anã no subcoberto, a única palmeira nativa da Europa.









Nota:


Acesso à praia através de escadas em madeira. A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da arriba. No areal, e uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.


Acesso viário alcatroado a partir do Aldeamento de S. Rafael, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento amplo e não ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

2 comentários:

  1. Uma praia fantástica, das minhas preferidas!
    As fotos são de preia-mar, mas a baixa- mar é ainda mais maravilhosa, principalmente pq os miudos podem nadar na enorme piscina! :)

    ResponderEliminar