terça-feira, 10 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia Grande

O extenso areal da praia Grande estende-se por mais de 2 km de paisagem aberta e desprovida de marcas humanas. O mar é normalmente calmo, excelente para nadar e ótimo para crianças, pela sua segurança.

Aqui é possível fazer um percurso de natureza ao longo da praia e dos campos agrícolas, que dá a conhecer os diversos habitats do local, sendo a lagoa dos Salgados um local propício à observação de aves. Duas zonas húmidas delimitam o areal: o sapal de Alcantarilha a poente e a lagoa dos Salgados a nascente, sendo esta última um local de renome internacional para a observação de aves aquáticas, albergando populações importantes de espécies como o gracioso perna-longa ou a emblemática galinha-sultana. O cordão dunar é robusto, atingindo os 300m de largura, onde dominam espécies aromáticas como a perpétua-das-areias com o seu típico aroma a caril. No troço central da praia, atravessando um passadiço de madeira que oferece uma deliciosa vista panorâmica sobre o local, é possível observar arenitos (antigas dunas com cerca de 3000 anos, agora fossilizadas) e o vistoso cravo-das-areias. Já no areal, perto da foz da ribeira de Alcantarilha, encontram-se formações rochosas que correspondem a antigas praias, agora transformadas em pedra. Para lá da imensa duna observam-se campos agrícolas, sobretudo cearas e pomares de sequeiro, atualmente semiabandonados, onde não faltam antigos moinhos e engenhos hidráulicos.


Notas:
É possível fazer um percurso de natureza ao longo da praia e dos campos agrícolas, que dá a conhecer os diversos habitats do local.

Acesso viário alcatroado a partir da povoação de Pera (junto à EN 125). Após 1.5 Km, o caminho segue em terra batida durante cerca de 2 Km quer para o troço poente, quer para o troço central da praia. O troço nascente possui apenas acesso pedonal pelo areal ou pela vizinha praia dos Salgados. Estacionamento amplo e não ordenado nos troços central e poente. Equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário