quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

20 praias algarvias candidatas ao concurso «7 Maravilhas – Praias de Portugal»

Já há 20 praias algarvias candidatas ao concurso «7 Maravilhas – Praias de Portugal», acaba de revelar o jornal Sul Informação. O Turismo do Algarve apurou que mais candidaturas vão ser anunciadas, mas enquanto tal não acontece publicamos a notícia daquele meio de comunicação online.

Praia de Vilamoura

Já há 20 praias algarvias candidatas ao concurso «7 Maravilhas – Praias de Portugal»

Pelo menos vinte praias algarvias vão concorrer ao concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”, embora em alguns concelhos a escolha dos melhores areais a candidatar ainda esteja a ser feita.

A Barrinha, no concelho de Faro, e ainda Garrão Poente, Quinta do Lago, Vale do Lobo, Vilamoura e Quarteira, em Loulé, a Praia da Rocha, a Praia do Alemão e a de Alvor, em Portimão, a Meia Praia, Batata, D. Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz, em Lagos, Arrifes, Barranco das Belharucas, Peneco e Salgados, em Albufeira, e a vizinha Praia Grande, em Silves, são até agora as zonas balneares que o Sul Informação sabe que vão ser candidatadas pelas respetivas Câmaras Municipais.

Este evento pretende promover a qualidade ambiental do país, nomeadamente dos recursos hídricos e a beleza da costa e dos rios e albufeiras, como fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico.

Em Faro, a Câmara Municipal preferiu candidatar apenas uma praia, a da Barrinha, em plena Ria Formosa. Este areal, situado ao pé da Barrinha ou Barra de São Luís, foi candidatado na categoria de “praias selvagens”.

Em Loulé, a Câmara local apresentou já a candidatura de cinco praias. Vilamoura e Quarteira são candidatas à categoria de “Praias Urbanas”, na qual se inscrevem todas as praias, sejam elas praias costeiras (oceânicas) ou interiores (praias de rio, praias de albufeira, lagos ou lagoas), que correspondem a uma frente e envolvente urbanas.

Na categoria de “Praias de Arribas”, Loulé candidatou a Praia de Vale do Lobo. Nesta classe englobam-se todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica.

Finalmente, Garrão Poente e Quinta do Lago vão integrar a categoria de “Praias de Dunas”, que considera todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, que são formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas. Todas as candidaturas respeitam a praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

Em Albufeira, as praias dos Arrifes e do Barranco das Belharucas concorrem pela categoria de “Praias de Arribas”. A primeira encontra-se abrigada por arribas baixas, onde se podem observar alguns algares. Já o Barranco apresenta um extenso areal com arriba contínua, alta e ravinada, transformando-se num dos locais ideais para os abelharucos, que dão o nome à praia, aí escavarem os seus ninhos durante época de reprodução.

Como “Praias Urbanas”, Albufeira apresenta a praia do Peneco, pela sua beleza natural e por possuir características incomuns, como a existência de um elevador direto para o areal.
A envolvência natural do cordão dunar que protege a Lagoa dos Salgados é a responsável pela candidatura da praia dos Salgados, na categoria de “Praias de Dunas”.

No concelho do lado, Silves, fonte da autarquia revelou ao Sul Informação que a escolhida é a Praia Grande.

Em Portimão, será apresentada a candidatura da Praia da Rocha, na categoria de Praias Urbanas, a Praia do Alemão, na de Praias de Falésias, e a de Alvor, nas Praias de Dunas.

Em Lagos, serão candidatadas seis praias do concelho: Meia Praia, Batata, D. Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz, todas já distinguidas, em várias ocasiões, com galardões que atestam a qualidade das águas balneares do concelho, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e sensibilização ambiental realizadas, nomeadamente a “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos” ou “Praias com Qualidade de Ouro 2011”, estes dois últimos referentes a quatro destas praias.

Sem comentários:

Enviar um comentário