sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cozido de couve à antiga

A couve é o produto do mês de janeiro no Mercado Municipal de São Brás de Alportel onde os sábados têm sido animados com iniciativas e sugestões gastronómicas em que se destaca este alimento de inúmeros benefícios para a saúde. A última destas atividades decorre amanhã, dia 28, com uma demonstração gastronómica a cargo do chef Jorge Sancho, da Pousada de Estoi.
Não percam…


Mas já que falamos de couves partilhamos aqui a receita do cozido de couve à antiga, tal como nos foi dada pela Isabel Cabrita, de Silves, que também aproveita o caldo deste cozido para uma massinha que depois aromatiza com hortelã.


Para confecionar este prato rústico e simples precisamos de 1 repolho, 1 orelha de porco, 250 g de carne de papada, 250 g de toucinho entremeado, 2 ossinhos com carne, 1 chouriça de carne.

Salgam-se as carnes um ou dois dias antes de as cozinhar. No momento de colocá-las ao lume, retira-se o excesso de sal lavando-as com água. Quando as carnes estão cozidas, retiram-se da panela e reservam-se. Coloca-se então a couve, que foi previamente lavada e cortada aos quartos, a cozer lentamente no caldo da carne. Quando está quase pronta juntam-se novamente as carnes para acabar de cozinhar.


Tradicionalmente este prato era cozinhado em forno de lenha e em panela de barro ou de ferro.




Para fazer a massa do caldo da couve, retira-se o caldo do cozido e algumas farripas de couve para outra panela, acrescentando água e sal se necessário. Quando começa a ferver, coloca-se a massa de cotovelos pequenos. Logo que a massa acabe de cozer junta-se um raminho de hortelã.

No momento de servir também se pode temperar, já no prato, com umas gotas de sumo de limão.

Experimentem... e não se esqueçam que amanhã temos o Mercado nas Couves...



Sem comentários:

Enviar um comentário