segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia da Rocha

Areias finas e douradas a perder de vista. Tranquilo mar azul-turquesa. Falésias ocres e rochedos de formas fantasiosas. É este o quadro natural da praia da Rocha que, hoje como sempre, entusiasma pela sua beleza.






Com um vasto e espaçoso areal, que se espraia por mais de 1 Km, protegido por arribas de tons quentes e esteticamente recortadas, a Rocha é o local de férias eleito por cada vez mais veraneantes, sendo uma das praias mais conhecidas do país. Tendo sido objeto de um projeto de requalificação, a praia possui agora uma rede de largos passadiços que percorrem praticamente todo o areal, ao longo dos quais se multiplicam os equipamentos de apoio aos utentes da praia. Já na avenida que acompanha a frente de mar da Rocha, sucedem-se hotéis, bares, esplanadas, discotecas e um casino, culminando na marina de Portimão, diversificando a oferta turística e emprestando muito colorido e animação à praia.


Dos miradouros altaneiros existentes nas extremas da praia, os Três Castelos a Poente e a fortaleza de santa Catarina de Ribamar a nascente, já na entrada da barra do rio Arade, o visitante depara-se com uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha de costa entre a cénica ponta João d´Arens e o farol da Ponta do Altar. Também a foz do rio Arade e a já próxima serra de Monchique marcam a paisagem. Apesar da forte componente urbana e turística que caracteriza a envolvente da Rocha, a paisagem natural parece ainda sobrepor-se, tanto pela imponência como pela beleza.




Notas:


Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.


Acesso viário alcatroado através da cidade de Portimão, seguindo as indicações para a Rocha. Estacionamento ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul/sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário