terça-feira, 3 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia de São Rafael

Recentemente considerada a melhor praia portuguesa e a quarta melhor da Europa pelo site holandês onbeach.com, a praia de São Rafael em Albufeira encontra-se entre as 20 melhores do mundo na lista do portal de reservas hotéis.com.






O areal é amplo e encontra-se enquadrado por arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas. Nesta praia pode-se observar uma diversidade notável de modelados rochosos muito curiosos, de que são exemplos a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas: arcos, sapas (cavidades escavadas na base das arribas), algares (poços naturais) e leixões (núcleos rochosos isolados), formas resultantes da ação conjunta da força mecânica das ondas do mar sobre as arribas e da água da chuva, que promove a dissolução da rocha calcária. Na envolvente da praia surgem manchas de pinhal e enormes arbustos de aroeira, suspensos sobre o topo muito ravinado e sulcado das arribas.


Já no areal e exposta ao ambiente marinho, abundam as salgadeiras, planta que, por assim dizer, transpira sal, sendo possível, pela manhã ou final de tarde, observar cristais de sal reluzentes nas suas folhas. Quando a transparência da água o permite, vislumbra-se o contorno misterioso das rochas submersas, já um passeio de máscara e barbatanas desvenda a vida marinha que abunda neste troço de costa.




Notas:


Acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira. A circulação de carros sobre o topo da arriba encontra-se fortemente condicionada, de modo a minimizar a desestabilização da arriba. No areal, e uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.


Acesso viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário