terça-feira, 17 de janeiro de 2012

1001 Praias: Praia dos Caneiros

Entre arribas de grande beleza encontramos a tranquila praia dos Caneiros mesmo em frente ao colorido rochedo conhecido por Leixão das Gaivotas.




Esta praia surge no seguimento do Vale da Azinhaga, sendo ainda visível a poente o Farol da Ponta do Altar e o Leixão da Gaivota. O areal é porém bastante mais largo e extenso, enquadrado por arribas altas onde sobressaem faixas alternadas de tons ocres, rosáceos e esbranquiçados. As paredes rochosas rebaixam na parte central da praia e estão intensamente sulcadas e corroídas pela água da chuva.


Já na base da arriba é visível a ação do mar, que escavou impressionantes grutas, sapas e muitas reentrâncias na rocha.


Vestígios dum antigo desmoronamento são visíveis no troço nascente da praia, com muito blocos rochosos já dentro de água a permitirem a colonização por organismos marinhos típicos da faixa entre-marés.


Em alguns pontos a arriba encontra-se como que “cimentada”, através duma reação química que envolve a calcite, são zonas de rocha de cor cinzenta, mais resistente, aqui colonizada por uma grande diversidade de plantas típicas das arribas: tomilho, funcho-do-mar, pampilho-marítimo, limónio, barrilha e salgadeira.




Nota:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso viário alcatroado a partir de Ferragudo (a cerca de 5Km de Lagoa), na direção sul e seguindo as indicações para praia, durante cerca de 3,5km. Estacionamento ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário