quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

1001: Praia de Vale do Lobo

Limitadas por dunas douradas, depois por falésias talhadas pela erosão, na zona central da costa encontram-se os vastos areais das praias mais procuradas de todo o Algarve, como por exemplo a praia de Vale do Lobo.



A praia de Vale do Lobo, rodeada por um complexo turístico de alta qualidade, possui como imagem de marca as arribas ocres e rubras, macias e vulneráveis ao contato das águas doces e salgadas. A erosão vai produzindo profundos ravinamentos na face da arriba exposta às intempéries, resultando em formas naturais muito curiosas. As cores rubras das arribas contrastam intensamente com o branco pérola do areal e com o manto verde profundo e refrescante dos pinheiros mansos, que aqui abrigam os relvados dos campos de golfe no seu subcoberto. O areal é extenso mas algo estreito, o mar avança frequentemente sobre as arribas, deixando a vegetação com as raízes expostas e algumas construções e buracos de golfe em perigo. Por este motivo a praia de Vale do Lobo foi já alvo de duas alimentações artificiais de areia, de forma a ampliar o areal. A oferta de lazer e desportiva é vasta, encabeçada pelo golfe, passando pelo ténis e pelos desportos aquáticos.


Nota:

Acesso viário alcatroado a partir de Escanxinas, na estrada entre Quarteira e Almansil, seguindo na direção de Vale do Lobo durante cerca de 6 km.

Estacionamento ordenado mas limitado. Equipamentos de apoio (restaurantes, WC). Vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário