quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia da Armona

Vamos hoje a caminho da ilha da Armona, situada em pleno coração da Ria Formosa, a apenas 15 minutos de barco, partindo de Olhão. Desde sempre – mesmo antes do aparecimento do turismo como o conhecemos –, a ilha da Armona é, há muitas gerações, local de veraneio das famílias olhanenses…




A praia situa-se no extremo poente da ilha da Armona, nas proximidades da Barra Grande e do pequeno povoado de pescadores e mariscadores, e mais uma vez é preciso atravessar os labirintos de areia e vasa da Ria Formosa para a alcançar.

Existe nesta Ilha um parque de campismo e é possível contar com eficientes apoios locais para realizar diversas atividades náuticas. A barreira arenosa é consistente e muito larga, o areal é a perder de vista e estende-se para nascente, até à praia da Fuzeta, proporcionando momentos de tranquilidade a quem gosta de fazer caminhadas ou tem um barco particular. Os bancos de areias junto da barra delimitam deliciosas piscinas naturais.

Também aqui se pode observar a flora rica e aromática dos campos dunares, bem como gozar os ventos mornos de leste e apreciar os tons invariavelmente fogosos do pôr do sol.




Notas:
As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.

Acessos de barco (carreiras regulares) a partir de Faro, de Olhão e da Fuzeta. Diversos equipamentos de apoio (Restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário