quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia da Batata


Lagos tem uma série de lindíssimas praias que surgem por entre as rochas, que o mar, a muito custo, rompeu. Hoje selecionámos para si a praia da Batata.



A praia situa-se entre a Praia dos Estudantes e o molhe Poente da Ribeira de Bensafrim, a escassos metros do centro histórico de Lagos, possuindo já características urbanas: grande parte da arriba para trás do areal encontra-se empedrada, com o topo ocupado por uma solarenga praça calcetada, percorrida por um pequeno passeio pedonal. Diversos equipamentos de lazer encontram-se à disposição dos veraneantes. Para além do molhe surge um diminuto areal chamado de Solaria e a Fortaleza da Ponta da Bandeira, mesmo à entrada da barra. O areal exibe muitas reentrâncias e recantos abrigados, como é próprio do desenho deste troço de costa, muito trabalhado pelos elementos. É uma praia bastante frequentada, surgindo na continuação da grande marginal de Lagos que acompanha o percurso entre o mar e a marina dos veleiros e dos pequenos barcos que oferecem passeios pela já batizada Costa d’ Ouro, designação que advém dos tons dourados das arribas deste troço de costa.


Nota:

Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso pedonal e viário alcatroado a partir da Av. dos Descobrimento em Lagos. Estacionamento ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudeste/este.

Sem comentários:

Enviar um comentário