terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia da Boneca

Situada próximo da ponta da Piedade, esta pequena enseada forma uma espécie de piscina rochosa natural, abrigada por enormes formações rochosas, entre as quais uma a que a imaginação popular atribuiu forma de mulher, baptizando assim a praia da “Boneca”.


De acesso um pouco mais facilitado que a vizinha praia da Balança, para chegar à praia é preciso atravessar exuberantes matos litorais e um pequeno pinhal muito modelado pelo vento, de onde surgem aves como a poupa ou o melro. O caminho segue depois por um desfiladeiro profundo e estreito, escavado pela água na face íngreme da arriba. Aqui e ali subsistem alguns degraus talhados na rocha, as paredes rochosas são abruptas, com cores quentes e pontuadas por pequenas plantas típicas destes ambientes agrestes: pampilho-marítimo, açafate-de-prata e limónio. Já no areal observam-se inúmeros fósseis marinhos na arriba, bem como grandes arbustos de salgadeira. Os passeios de máscara e barbatanas pelas formações rochosas submersas surpreendem o espaço diferente e muito colorido do mundo marinho.


Nota:

O areal é estreito e deverá ser frequentado apenas em situação de baixa-mar. Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.
Acesso recomendado de barco, a partir de Lagos. Acesso pedonal difícil a partir do farol da Ponta da Piedade (cerca de 300m). Sem equipamentos de apoio ou vigilância. Orientação: leste.

2 comentários:

  1. Conheço essas praias e frequento-as desde criança, não pelo nudismo nelas praticado mas porque dão acesso a uma zona de pesca por excelência. Muito antes de Lagos/Ponta da Piedade (40 anos) ser a zona turística que se conhece hoje, já o meu avô, homem do mar toda a vida, conhecia as mesmas como praia dos pinheiros e praia grande em vez de praia da boneca e praia da balança respectivamente. Praia dos pinheiros devido a um pinhal no topo da falésia, hoje reduzidos a 4 pinheiros e praia grande no sentido irónico, calculo eu.
    É certo que as formações rochosas mencionadas no artigo estão correctas e a própria rocha da balança se encontra mais perto da praia dos pinheiros que da praia grande, mas [quote] ...imaginação popular atribuiu forma de mulher, baptizando assim a praia da “Boneca”[/quote] é a mais pura das ignorâncias a não ser que pretendam criar as 1003 praias do Algarve.
    Não sei onde encontram as vossas fontes mas sugiro uma correcção ao artigo.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde José! O artigo que refere sobre a praia da Boneca baseia-se no conteúdo do «Guia de Praias» do Algarve, editado por nós em 2006 com textos da responsabilidade de Paula Gaspar (então colaboradora da CCDR – Algarve). Segundo a autora, a «Boneca» é uma praia onde a prática do naturismo é tolerada. Situa-se entre a praia da Balança e a do Camilo e tornou-se conhecida entre os habitantes locais com este nome, versão confirmada pelo Posto de Informação Turística de Lagos.

    ResponderEliminar