quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia da Marinha

Uma sucessão de pequenas e tranquilas praias que podem ser atingidas pelo litoral através das rochas e dos túneis naturais levam-nos à Marinha, já considerada uma das cem praias mais bonitas do mundo pelo Guia Michelin…



Uma extensa mas suave escadaria dá acesso a uma pequena enseada, e, só avançando até à linha da arriba, o visitante se depara com o areal que se alonga para Poente. Arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas, envolvem a praia, gerando uma diversidade notável de curiosos modelados rochosos: arcos, grutas, leixões e algares (poços naturais, aqui visíveis apenas do topo da arriba).

Também a diversidade de habitats marinhos é assinalável: os ambientes rochosos abrigam anémonas, ouriços e estrelas-do-mar, camarões, cavalos-marinhos e cardumes de sargos, safias, bodiões ou peixes-rei. Já o campo de ervas marinhas mais ocidental da costa Algarvia esconde peixes juvenis e os curiosos polvos e chocos.

É possível realizar aqui um percurso de natureza subaquático, acessível de máscara e barbatanas ou com escafandro autónomo. De volta a terra firme, deixe-se seduzir pelos campos de orquídeas que florescem na primavera, visíveis nas imediações do parque de merendas no topo da arriba.





Notas:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas. Mantenha-se afastado dos locais interditos.

Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, virando para sul junto à Escola Internacional do Algarve e seguindo as indicações para a praia, que fica a cerca de 4,5 Km da EN 125.

Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

1 comentário:

  1. Nesse tipo de praia é preciso ter muito cuidado e não ficar junto das arribas. Mas essa praia é maravilhosa!

    ResponderEliminar