segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia de Armação de Pera

Em Armação de Pera encontramos uma praia que é, desde há muitos anos, estância balnear de eleição de inúmeras famílias portuguesas e estrangeiras. É também um dos melhores locais da Europa para a prática de mergulho, albergando uma grande variedade de espécies marinhas.




O extremo poente da praia ainda é marcado pelas arribas calcárias muito recortadas que caracterizam o Barlavento Algarvio. Para nascente porém, inicia-se uma ampla baía arenosa bem como o centro turístico de Armação de Pera, que oferece inúmeros serviços aos utentes da praia.

Um passeio pedonal debruçado sobre o mar, com espaços ajardinados e uma vista sobranceira sobre a linha de costa, vai percorrendo a praia, sendo muitas as esplanadas solarengas por onde escolher.

A leste da praia e fazendo justiça à longa tradição piscatória de Armação de Pera, o areal encontra-se ocupado por coloridas embarcações de pesca e casas de aprestos. O nome da praia advém de ser este o local onde os pescadores da povoação de Pera (situada a leste da praia, mais para o interior) montavam a “armação” (aparelho de pesca), que era a base da sua subsistência.

Passada a praia dos pescadores, as marcas humanas extinguem-se e o horizonte abre-se. Avistam-se então dunas a perder de vista e a zona húmida que se forma na Foz da Ribeira de Alcantarilha, com a sua vegetação típica e inúmeras aves aquáticas, de que são exemplo a enorme garça-cinzenta ou os pequenos e incansáveis borrelhos.



Nota:

Acesso pedonal através da povoação de Armação de Pera (sinalizada na EN 125). Estacionamentos amplos e não ordenados nas extremas da praia. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul, sudoeste.

1 comentário:

  1. Entre mergulhos e passeios, corridas e brincadeiras, as minhas férias de infância eram feitas em Julho nessa bela praia, que continua a ser um dos meus locais de predilecção, apesar de um certo caos urbanístico instalado nos últimos anos...

    ResponderEliminar