segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia de Odeceixe e Praia das Adegas

A praia de Odeceixe divide-se em duas zonas – a praia fluvial e a de mar –, pois a ribeira de Seixe desagua na praia, no meio do areal, marcando a fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Um pouco mais a sul, encontra-se a praia das Adegas, oficial para a prática de naturismo.


A estrada para a praia serpenteia durante 3 km ao longo de um vale verdejante, acompanhando a ribeira de Seixe e campos agrícolas que vão sendo progressivamente substituídos pelo sapal. Nas encostas do vale observam-se bosques de sobro que dão lugar, mais perto da praia, a matos litorais ricos em plantas aromáticas e melíferas que adoçam o ar. O casario branco, encaixado na arriba, é essencialmente de veraneio. A praia é uma ampla língua de areia entre o mar e a ribeira que desagua no extremo Norte, onde se formam várias lagoas de águas baixas, apetecíveis para as crianças. É também possível alugar canoas e passear pela ribeira, habitat de animais como a lontra, a garça-cinzenta ou o colorido guarda-rios. As arribas que ladeiam a praia são negras, de xisto, com veios de quartzo pérola, muito estratificadas e fissuradas, a fazer lembrar construções Lego.

A Sul da Praia de Odeceixe, passando os enormes rochedos de recorte curioso que a delimitam, existe uma pequena enseada, a Praia das Adegas, que é uma praia oficial de naturismo. Em situação de maré-cheia, é acessível através de um caminho pedonal que desce pela arriba, junto ao Miradouro.
Nota:

É possível fazer praia ao longo da ribeira de Seixe, recomendado em situação de maré-cheia. A corrente junto da barra pode ser muito forte. O acesso pedonal até à Praia de Odeceixe é bastante íngreme.

Acesso viário alcatroado a partir de Odeceixe (EN 120), seguindo na direção da praia, que se situa a cerca de 3 km. Estacionamento ordenado mas limitado na Praia de Odeceixe, mais amplo mas não ordenado na Praia das Adegas. Equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: Oeste.

3 comentários:

  1. São prais lindas , com muito bom ambiente.Adorámos

    ResponderEliminar
  2. Belissima praia,sossego em harmonia com a natureza!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ai que saudades de Odeceixe...

    ResponderEliminar