terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

1001 Praias: Praia dos Pescadores

Com areal branco e fino, a Praia dos Pescadores localiza-se no centro da cidade de Albufeira…



A Praia dos Pescadores surge na continuação do Peneco, numa área mais baixa em que a arriba se interrompe, estando delimitada a nascente pelo cais de embarque. Fazendo justiça à longa tradição piscatória de Albufeira, esta praia encontra-se em grande parte reservada às coloridas e ornamentadas embarcações de pesca, embora sejam também muitas as embarcações que daqui partem para as visitas turísticas às grutas e algares da região. A concessão balnear está assim limitada ao troço poente da praia.

A envolvente é urbana: Albufeira dispõe-se em anfiteatro sobre o mar e os alicerces do casario luminoso parecem diluir-se na rocha em que são talhadas as arribas. A vegetação corta os tons amarelados das paredes rochosas e é composta pelos elementos típicos destes ambientes marinhos, sobretudo salgadeiras e barrilhas, que crescem profusamente nas vertentes muito fissuradas. Para trás do areal surge uma ampla zona comercial com inúmeros bares e restaurantes. A praia é muito frequentada, dado o seu caráter urbano e a sua utilização como núcleo piscatório.


Nota:
Acesso viário alcatroado pelo interior de Albufeira, ou acesso pedonal a partir da parte central da cidade. Estacionamento amplo e ordenado. Equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.



Sem comentários:

Enviar um comentário