sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Petição a favor do convento de São Francisco em Portimão

Fonte: RADIX - Ministério da Cultura

O convento de São Francisco, em Portimão, também conhecido por convento de Nossa Senhora da Esperança, é uma construção de 1541, em estilo maneirista, que serviu de residência aos Padres Observantes até ao terramoto de 1755, que lhe provocou grandes danos, obrigando a comunidade religiosa a fixar-se na igreja do Corpo Santo.

A igreja também viria a sofrer um grande incêndio posteriormente, tendo todo o conjunto conventual ficado devoluto até 1911, data em que José António Júdice Fialho, grande industrial conserveiro de Portimão, se apropria dos imóveis, convertendo-os em armazéns destinados à indústria conserveira.

Mas esta propriedade privada, considerada de interesse público desde 1993, ainda não foi vendida, pelo que o seu estado de conservação se tem vindo a deteriorar ao ponto de se temer a sua total ruína.

Foi esta situação que levou um grupo de cidadãos portimonenses a criarem uma petição online para a recuperação total do conjunto arquitetónico, como fator de promoção turística, e para a sua utilização como museu, centro cultural ou até como pousada ou sede de um serviço público.

Esta petição online recolheu já centenas de assinaturas e pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário