quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ria Formosa: o mais extenso sistema lagunar de Portugal...


A mais extensa zona húmida de Portugal, a ria Formosa, está a ser alvo de um estudo promovido pela Universidade do Algarve que permitirá conhecer melhor o fundo marinho e a cronologia da sua formação.

Este extenso sistema lagunar estende-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António (desde o Ancão à Manta Rota), abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares (o maior de Portugal).

A ria é constituída por diversos tipos de sedimentos consolidados pela própria vegetação existente (morraça) e integra várias formações geomorfológicas: ilhas-barreira, lagoas, penínsulas, cursos de água, dunas, salinas, entre outras.

Todo este extenso território é incorretamente conhecido como sendo uma ria. Os geógrafos utilizam a designação de “lido” para este tipo de acidente morfológico em virtude de se tratar de uma deposição de detritos proveniente da costa rochosa do barlavento que são transportados pelas correntes marítimas e depositados em áreas de baixa profundidade e não uma área fluvial inundada.

A riqueza de habitats e espécies levou à criação, em 1978, da Reserva Natural da Ria Formosa e, mais tarde, em 1987, à criação do Parque Natural. Em 2010 venceu a categoria de “Zonas Marinhas” do galardão "7 Maravilhas Naturais de Portugal".





Sem comentários:

Enviar um comentário