terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vamos brincar ao Carnaval?

O Carnaval é uma festa originária da Grécia (entre os anos 600 a 520 a.C.), através da qual os gregos realizavam os seus cultos de agradecimento aos deuses pela fertilidade e pela produção. Uma vez que o Carnaval terminava nas vésperas da Quaresma, era um período marcado pelo “adeus à carne”, ou em latim carne vale, o que deu origem ao nome pelo qual é atualmente conhecido.

Durante o Carnaval grego havia uma grande concentração de festejos populares em que as pessoas davam asas à imaginação. Tradição que se mantém até aos dias de hoje!

E o Algarve não é exceção à folia! Por esta altura soam as músicas alegres e dançantes por toda a região, ecoam as palhaçadas e desfilam os modelos mais originais e trabalhados durante o ano para percorrer as ruas e colocar um sorriso na cara de quem nos visita.

Loulé é sem dúvida o concelho com o desfile de Carnaval mais conhecido. As ruas da cidade enchem-se de cor e de alegria, as crianças vibram e os adultos regressam à infância.

Mas os desfiles são prática comum em quase todos os concelhos da região. Do barlavento ao sotavento, os algarvios e os visitantes juntam-se para brincar porque, afinal, é Carnaval e ninguém leva a mal!



Foto: Arquivo da Câmara Municipal de Loulé


Sem comentários:

Enviar um comentário