terça-feira, 20 de março de 2012

1001 Praia: Praia do Barranco das Canas

Também conhecida por praia do Alemão, em virtude da primeira casa construída no local ter pertencido a um alemão, esta é uma praia tranquila, com uma envolvente ainda muito natural, apesar da proximidade com o importante centro turístico de Portimão.

O nome da praia deriva da linha de água muito encaixada que desagua no areal, ladeada por denso canavial. Para poente avista-se ainda a formação rochosa da ponta João d´Arens, rodeada por numeroso leixões que teimam em resistir ao recuo da linha de costa e que abrigam muitas espécies de aves. O topo dessas arribas encontra-se revestido por uma mancha densa e muito verde de pinhal, que cede o lugar a enormes oliveiras e figueiras, já no vale que antecede a praia. A enquadrar o areal sucedem-se as arribas macias e rubras, muito ravinadas, de natureza areno-argilosa (cujas argilas são procuradas pelos locais para fins terapêuticos) e as arribas ocres talhadas em biocalcarenitos (rochas carbonatadas com grande abundância de fósseis marinhos) nas quais o trabalho da erosão gerou leixões, arcos e enormes grutas, como as que são visíveis no extremo poente do areal.


Nota:
Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.
Acesso viário alcatroado a partir da Av. V3 (Portimão), seguindo na direção Rocha / Vau. Equipamento de apoio e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

2 comentários:

  1. Fiquei fascinado com esta foto porque tenho casa precisamente ai,porem lamento que ao longo dos anos e depois do que anteriormente conheci não se tenham feito melhorias ambientais,um espaço lindo onde antigamente havia no minimo uma casa de banho porca,mas que servia para as aflições,hoje existem os parasóis mas sanitários não!aqui fica a minha perguntam(onde fazem as necessidades todas as pessoas que frequentam esse local,ei sei e voçês tambem(na agua) é vê-los encolhidos/as e envergonhados/as na agua até aos joelhos)assim não meus amigos da camara de portimão,do ambiente e de todos os responsáveis.

    ResponderEliminar
  2. totalmente de acordo com este senhor.

    ResponderEliminar