segunda-feira, 19 de março de 2012

1001 Praias: Praia da Alagoa (Altura)

As praias do concelho de Castro Marim fazem parte do mesmo areal, uma língua de areia que liga o estuário do Guadiana à ria Formosa e que está enquadrada por pinhais dunares ondulantes e muito verdes. Hoje mostramos uma delas: a praia da Alagoa.



A povoação de Altura, essencialmente de apoio ao veraneio, vai acompanhando a extensa praia arenosa e o seu largo cordão dunar, que se encontra atravessado por uma rede de passadiços sobrelevados, permitindo observar a diferenciação da vegetação dunar desde a frente de mar até ao interior. Junto ao imenso areal, onde a duna se eleva, abundam o estorno, o cardo-do-mar, o felpudo cordeirinho-das-praias e o vistoso narciso-das-areias. Mais para o interior a vegetação alteia o porte e surgem os típicos arbustos de piorno-branco, que sempre proporcionam alguma sombra e conforto visual ao ambiente quente e luminoso da época de estio. A linha do horizonte abre-se para nascente, onde a paisagem se mantém verde, com as construções de Monte Gordo enquadradas por uma vasta área de pinhal.



Notas:
De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.
Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direção de Altura durante cerca de 1 km. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudeste.

1 comentário:

  1. Excelente praia...Recomendo especialmente para quem tem filhos e procura um ambiente mais calmo, optimo para fugir ao turismo de massas característico do Algarve.

    ResponderEliminar