quarta-feira, 21 de março de 2012

1001 Praias: Praia da Carreagem

O Algarve apresenta em toda a sua costa litoral, fantásticas praias de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas. Hoje apresentamos-te a Praia da Carreagem, em Aljezur.




O caminho para a praia segue através de pinhais e extensos campos dunares salpicados de cor-de-rosa, dada a abundância do cravo-das-areias, planta típica das areias litorais. O acesso ao areal faz-se através de uma rede de trilhos que descem a arriba, não aconselháveis a crianças ou a pessoas com mobilidade reduzida. O areal é estreito sendo ainda evidente o desprendimento de material da arriba, que praticamente não tem vegetação para além das enormes piteiras que marcam a paisagem, pelo que se aconselha evitar a faixa junto à arriba. No extremo norte da praia, em situação de baixa-mar, é possível observar um curioso anfiteatro natural, talhado em xisto. A praia é muito tranquila e quase sempre deserta, sendo utilizada sobretudo como pesqueiro.


Nota:

- Descida difícil para a praia, através de trilhos na arriba. É possível alcançar a Praia da Amoreira, seguindo para sul ao longo de 5 km, na baixa-mar, no entanto o areal é estreito e não oferece segurança.
- Acesso viário em terra batida a partir do Rogil (EN 120), seguindo na direção da praia (Carreagem), que se situa a cerca de 4 km. O caminho não está sinalizado, é preciso virar sempre na direção do mar. Estacionamento reduzido e não ordenado, sem equipamentos de apoio nem vigilância. Orientação: noroeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário