segunda-feira, 12 de março de 2012

1001 Praias: Praia da Cordoama

Seguimos hoje para a Costa Vicentina, rumo à praia da Cordoama, no concelho de Vila do Bispo. A beleza da paisagem, a natureza e a prática desportiva de pesca, surf e bodyboard caracterizam o nosso destino.



Esta é uma vasta praia, com areal a perder de vista para sul e para norte. A visão das arribas em sucessivos recortes, progressivamente mais nebulosos, é deslumbrante. Pela extensão da praia, e apesar de ser por vezes frequentada por escolas de surf e bodyboard, é sempre possível encontrar alguma tranquilidade.

As arribas são altivas, atingindo mais de cem metros de altura, existindo nesta praia um morro, que constitui um miradouro natural, onde é frequente realizarem-se saltos de parapente. Nas paredes rochosas viradas a norte, veem-se estratos esbranquiçados reluzentes, que mais não são que extensas coberturas de líquenes.

Uma pequena linha de água corre por um barranco até ao areal. O cheiro a esteva é aqui intenso e nas pequenas dunas que se formam na praia é possível observar plantas como o estorno, o cardo-rolador ou o vistoso narciso-das-praias.



Notas:
Na maré-cheia o areal torna-se estreito e poderão ocorrer deslizamentos de pedras, pelo que se recomenda fazer caminhadas entre as praias apenas em situação de baixa-mar.

Acesso viário alcatroado a partir de Vila do Bispo (Mercado Municipal), seguindo na direção das praias, a 4 Km. Após o cruzamento para a Praia do Castelejo, o caminho é de terra batida ao longo de cerca de 2 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: noroeste.



Sem comentários:

Enviar um comentário